Uma História de Lutas

(Foto: Acervo APMDFESP) Antonio FIGUEIREDO Sobrinho, atual Presidente da APDMFESP


(Foto: Acervo APMDFESP) O Sargento Jefferson Eduardo patriota dos Santos foi o primeiro a ocupar a presidência da associação

(Foto: Acervo APMDFESP) O Sargento Jefferson Eduardo patriota dos Santos foi o primeiro a ocupar a presidência da associação


(Foto: Acervo APMDFESP) O Tenente José Roberto Pinatti foi o segundo presidente da entidade


(Foto: Divulgação) Elcio Inocente, terceiro presidente da APMDFESP

Uma História de Lutas


Fundada oficialmente em 29 de janeiro de 1993, a APMDFESP – Associação dos Policiais Militares com Deficiência do Estado de São Paulo nasceu de uma conversa no Centro Médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no ano anterior. Desse bate-papo entre o 3.º Sgt. Ref. PM Jefferson Eduardo Patriota dos Santos (IN MEMORIA) e o 2.º Ten. Res. PM José Roberto Pinatti (IN MEMORIA), ambos paraplégicos, surgiu o desejo de criar um Clube de Paraplégicos. Mas a ideia inicial evoluiu para uma Associação porque isso facilitaria o trabalho em prol desses profissionais.
Assim, o Sargento Jefferson se tornou o presidente da nova instituição. Por causa das dificuldades do início, a APMDFESP ocupava uma pequena sala cedida pelo presidente da Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados PM (AORPM), Cel. Res. PM Edilberto de Oliveira Melo (também o sócio número 1 da entidade – IN MEMORIA) em sua Sede Social. Algum tempo depois, o superintendente da Caixa Beneficente da PM, Coronel PM Luiz Carlos dos Santos cedeu, em locação, o lugar que abriga a sede da instituição, na Zona Norte da capital paulista nos dias de hoje.

Além deles, a APMDFESP contou também com o apoio inestimável do Coronel PM Theseo Darcy Bueno de Toledo, entre tantos outros companheiros importantes na jornada da entidade.

Além de atuar na reabilitação física e psicológica do policial militar com deficiência e seus dependentes, a APMDFESP abraçou outras lutas que dizem respeito às condições de trabalho e salários dos profissionais da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A APMDFESP conta com aproximadamente 23 mil Associados, dos quais 7 mil são pessoas com deficiência e outros mais de 13 mil segurados.

A APMDFESP é uma pessoa jurídica de direito privado, instituída na forma de sociedade civil, com fim beneficente, de caráter filantrópico e assistencial, representando, prioritariamente e na forma de seu estatuto, os Policiais Militares com Deficiência, além de toda a corporação policial militar.

Entre os benefícios que o Associado e seus dependentes têm estão os serviços oferecidos pelo Departamento de Clínicas e Reabilitação, com atendimentos feitos por psicólogos, psicopedagoga, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, neuropsicóloga, assistente social e médico fisiatra.

Os Associados da APMDFESP também contam com assistência jurídica e social, equoterapia, terapia aquática, esporte, lazer, curso de mergulho e convênios com parceiros de diferentes áreas. A APMDFESP também tem forte atuação na recolocação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.  

Só a Sede Central da APMDFESP realiza mais de 14 mil atendimentos por ano priorizando a saúde e bem-estar do Quadro Associativo.

A entidade é presidida pelo Soldado Antonio FIGUEIREDO Sobrinho. Sua primeira função  na APMDFESP foi como Diretor de Voluntários, depois exerceu o cargo de Secretário Geral e logo passou a Vice-Presidente. Em 17 de março de 2018, assumiu a presidência da entidade.

Uma Associação que visa o Bem Estar e oferecer Qualidade de Vida ao Policial Militar e sua Família. Sua MISSÃO é CUIDAR BEM DA FAMÍLIA POLICIAL MILITAR.

CESSÃO DA ÁREA / SEDE CENTRAL APMDFESP

Em janeiro de 2021 foi publicado o Decreto Nº 65.468 no Diário Oficial do dia 14 de janeiro, que autorizou a Caixa Beneficente da Polícia Militar do Estado de São Paulo – CBPM a permitir o uso, a título precário e gratuito e por prazo indeterminado, em favor da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo- APMDFESP a área que é ocupada por vários anos pela entidade.

SEDE CENTRAL TEM DENOMINAÇÃO DE CEL PM THESEO
O Cofundador da APMDFESP e Ex-Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Theseo Darcy de Toledo, foi homenageado pela importante contribuição à APMDFESP, desde a sua fundação.
O oficial é um dos Associados mais antigos e sempre esteve ao lado da Entidade em momentos de grande relevância!
Uma placa está fixada nas dependências da Sede, na Zona Norte, que recebe o nome Complexo Cel PM Theseo Darcy de Toledo.

ÚNICA DO GÊNERO NO MUNDO
A APMDFESP é a primeira entidade do gênero em todo o mundo. Principais órgãos de imprensa já divulgaram as ações e atividades da entidade. Policiais e Agentes de Segurança de diversos países e estados brasileiros já visitaram a instituição para conhecer o trabalho realizado em prol dos Associados.

REPRESENTAÇÕES
Para ficar mais próxima do Associado, a APDMFESP possui Representações nas Zonas Leste, Sul e Oeste da capital paulista. Também oferece atendimentos ao Quadro Associativo em Mogi das Cruzes, Campinas e Santos. A entidade possui Associados por todo o Brasil, que recebem os benefícios, independente da distância da capital paulista.

INSTITUCIONAL

  •  Diretoria Executiva

Presidente – Antonio Figueiredo Sobrinho
Vice-Presidente – Wladimir Garcia de Menezes
Secretário Geral – Gilson Ribeiro da Silva
Secretário Adjunto – Airton Belmiro da Silva
Diretor de Patrimônio – Thiago Bispo da Silva
Diretor Financeiro – Edson Rodrigues dos Santos
Diretor Financeiro Adjunto – Elisa Guskuma Henna
Diretor Jurídico – Romilgo Pytel
Diretor Social – Roberto Batista Carneiro
Diretor Social Adjunto – Alexandre Miragaia de Araujo

  •  Conselho Deliberativo

Presidente – Rogério Praxedes Marcolino
Secretário – Joaquim Soares de Oliveira Junior
Membros – Jair Carlos dos Santos Sá Teles, Elaine Cristina de Oliveira Bonalume e José Ricardo Barssuglio de Oliveira
Suplentes – Marcio Veronese dos Santos, Luiz Antonio Gonzales e José Carlos de Souza

  •  Conselho Fiscal

Presidente – Renato Saletti Santos
Secretário – Josué Rosendo da Silva
Membros – Olinto Pimenta da Silva, Antônio Carlos dos Santos e Marcio Roberto Feitosa
Suplentes – José dos Santos dos Anjos, Cícero Vieira de Melo Filho e Júlio Cesar da Silva

     Nosso Estatuto

Conheça o Estatuto da Associação dos Policiais Militares Portadores Deficiência do Estado de São Paulo (APMDFESP), entidade sem fins lucrativos e de caráter assistencial.